quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Conheça um pouco mais sobre o candidato - Parte 3


Ciro Ferreira Gomes (Pindamonhangaba, 6 de novembro de 1957) foi casado com Patrícia Saboya Gomes, sua aliada política e atualmente senadora pelo Ceará.

Iniciou sua carreira politica na Arena, que, em 1979 passou a se chamar PDS e em 1983, trocou o PDS pelo PMDB. Foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza e governador do Ceará de 1991 a 1994. Deixou o cargo para assumir o Ministério da Fazenda em 6 de setembro de 1994 a convite do então presidente Itamar Franco, sucedendo, nesta ocasião, o então Ministro da Fazenda Rubens Ricupero. Este foi flagrado confidenciando ao jornalista Carlos Monforte que havia problemas no Plano Real no instante em que a Rede Globo estava se preparando para colocar no ar um programa jornalístico (no episódio conhecido como crise da parabólica).

Foi membro do PSDB até 1996, filiou-se ao PPS para concorrer à presidência da República, o que fez nos pleitos de 1998 (sendo o terceiro mais votado) e 2002 (quarto mais votado no primeiro turno). Passou depois para o PSB. Apoiou Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. Com a eleição de Lula, Ciro Gomes aceitou o convite do presidente eleito para assumir o Ministério da Integração Nacional, responsável pelo desenvolvimento regional e obras de infraestrutura.

Em março de 2006, Ciro Gomes renunciou ao cargo de ministro para concorrer à Câmara dos Deputados pelo Estado do Ceará, e foi eleito o deputado federal proporcionalmente mais votado do Brasil, com mais de 16% dos votos no seu estado.
Especula-se que Ciro Gomes vá se candidatar a Presidente da República em 2010 pelo PSB.

Retirado de http://ciropresidente.blogspot.com/2008/03/pequena-biografia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário